Anadia 2020

Campo de Vila Nova de Monsarros tem novo piso sintético

NOTÍCIAS

01 de maro
wrapkit

Campo de Vila Nova de Monsarros tem novo piso sintético

Inauguração do relvado sintético do Campo do Val das Cavadas

A inauguração do relvado sintético do Campo do Val das Cavadas, da Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros (ADCVNM), no passado domingo, 25 de fevereiro, deu o mote para um dia de festa naquela localidade do concelho de Anadia.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelos presidentes da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Arménio Pinho, e do presidente da ADCVNM, David Carvalho.

A obra, há muito ansiada pelos vilanovenses, teve um custo superior a 170 mil euros e contou com o apoio do Município de Anadia. Com mais esta infraestrutura, o concelho de Anadia vê reforçado o seu vasto conjunto de campos de futebol com piso sintético, bem como a sua capacidade de proporcionar aos jovens excelentes condições para a prática desportiva. Todos os clubes, em atividade, das freguesias do concelho com a modalidade de futebol estão dotados de um piso sintético.

O presidente da associação anfitriã, David Carvalho, deixou um agradecimento público a todos quantos ajudaram a tornar esta obra uma realidade. Este responsável destacou o projeto “Unidos pelo Sintético”, que permitiu à coletividade angariar fundos para custear a iluminação, a vedação e o sistema de rega. “A todos quantos apoiaram, o nosso muito obrigado”, afirmou.

Entre estes conta-se o Município de Anadia que, para além de apoio logístico, comparticipou obras num montante superior a 140 mil euros. Para o efeito, foi celebrado um protocolo tripartido, entre o Município de Anadia, a Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, e a ADCVNM, resultante da deliberação tomada pelo executivo na sua reunião de 14 de junho de 2017.

David Carvalho adiantou ainda que “é um orgulho para a associação ter um complexo com estas condições para a prática desportiva”, tendo realçado que, para além do futebol 11, com uma equipa sénior a disputar o campeonato distrital de Aveiro, a coletividade tem ainda em competição uma equipa de futsal de iniciados. Deixou no ar a promessa de, na próxima época desportiva, avançar com uma equipa de futebol 7.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, António Carvalho, considerou que “está assim dado o pontapé de saída para grandes sucessos”. Recordou que este processo “não foi fácil. Mas, apesar de todos os obstáculos que ultrapassámos, é hoje um grande regozijo estar aqui a inaugurar este excelente complexo”. O autarca referiu-se também à candidatura que a ACDVNM apresentou à Federação Portuguesa de Futebol, e que acabou por não ter sido contemplada, mas que “teve o mérito de unir toda a freguesia”.

“Maior responsabilidade”

O presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Arménio Pinho, dirigindo-se aos responsáveis da ADCVNM, lembrou que “a partir de agora a vossa responsabilidade é maior”, e que “não é só querer ter equipamentos, é preciso agora dar-lhe uso e procurar atletas”.

O presidente da AFA elogiou também o trabalho levado a cabo pela autarquia, por tudo o que tem feito em prol do desporto distrital e nacional, nomeadamente mediante a criação de “excelentes condições para que as suas equipas possam praticar bom desporto”.

Por seu turno, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se agradada com a inauguração de mais esta infraestrutura desportiva no concelho. “Era um sonho e uma ambição de há longos anos, que agora se concretizou”, afirmou. A edil anadiense considerou que “só faz sentido este tipo de investimentos se houver atletas e dirigentes para lhes dar continuidade”. Maria Teresa Cardoso deixou um repto a todos os vilanovenses para que “se mantenham unidos e com a mesma motivação em prol desta causa”, pois só desta forma o clube terá um futuro promissor.

O relvado foi estreado com a realização de dois jogos durante a manhã, e, à tarde, os anfitriões receberam a ADRC Ribeira - Azenha, num derby anadiense a contar para 17.ª jornada da série C da 2.ª divisão do Campeonato Distrital de Aveiro.